MOTOCICLISTA,
ALGUMAS DICAS:
USE SEMPRE
todos os equipamentos de segurança:
capacete de cores vivas justo
na cabeça, blusão
de couro, calça comprida
em tecido resistente, calçado
apropriado e luvas de couro.
PROCURE
manter o farol aceso mesmo durante
o dia.
O PASSAGEIRO
na garupa deve usar capacete.
MANTENHA
uma certa distância dos
veículos. Assim você
terá chance de escapar
de manobras bruscas.
FAÇA
inspeção diária
na sua moto.
TENHA
cuidado com os cruzamentos.
Sempre pare (ou reduza a velocidade)
e olhe antes de passar.
SEJA
cuidadoso e pilote sempre com
atenção. Não
"costure" o trânsito
entre veículos em movimento.
NÃO
transporte menores de 7 anos.
CONHEÇA
a postura correta de pilotagem:
coluna reta, sentado no centro
da moto, com ombros e braços
relaxados. Em terrenos irregulares,
levante-se sobre a pedaleira
para diminuir o impacto.
O GARUPA
deve se sentar bem próximo
do piloto, segurando firme para
acompanhar os movimentos e inclinações
das estradas.
PILOTE
defensivamente. Identifique
e previna ações
de pedestres e outros veículos,
decidindo antecipadamente o
que vai fazer. Atenção
a tudo o que acontece a sua
volta. É fundamental.
PRESTE
atenção nas condições
da pista (areia, óleo,
água no chão,
buracos etc) quando pilotar
em vias urbanas e NÃO
esqueça: pilotar com
segurança é uma
questão de inteligência.
O
QUE O CINTO DE SEGURANÇA
FAZ POR VOCÊ
PROTEGE
no momento da colisão.
No caso de colisão frontal
ou por trás, impede que
os passageiros sejam feridos
na cabeça e no peito
ao baterem contra o pára-brisa
ou o interior do veículo.
IMPEDE
que os passageiros sejam projetados
para fora só veículo.
Mesmo numa velocidade de apenas
20 quilômetros por hora,
o impacto sofrido por um carro
ao bater em um paredão
resulta em uma força
de 6 a 15 vezes o peso do motorista.
Se ele não estiver seguro
pelo cinto de segurança,
sairá ferido ou morrerá.
O cinto
de segurança não
é só para a estrada.
Ele é mais necessário
na cidade, onde os acidentes
são mais freqüentes
e mortais, mesmo quando se dirige
a baixa velocidade. Do total
de mortes que acontecem todos
os anos, devido a acidentes
de trânsito, pelo menos
metade das vítimas fatais
estariam vivas, se estivessem
usando o cinto de segurança.
O QUE OCORRE NUMA COLISÃO
À VELOCIDADE DE 65 KM
POR HORA?
EM MENOS
DE 1 SEGUNDO, acontece o seguinte:
a) as pernas do motorista se
quebram com um impacto de 820
quilos. O quadril é deslocado
e a pélvis fraturada;
b) o motorista é atirado
com grande violência para
a frente;
c) a cabeça quebra o
vidro, causando graves ferimentos;
d) a força do peito contra
o volante é de 1.140
quilos, e costelas e espinha
esmagam o coração
e a aorta.
CONCLUSÃO:
Num lapso de tempo inferior
ou igual a 1 segundo, o motorista
está mortalmente ferido.
Se estivesse usando o cinto
de segurança, estaria
vivo e ileso.
CUIDADOS
COM O SEU VEÍCULO
1 - Habitue-se
a dirigir com os vidros do veículo
fechados para evitar a abordagem
direta do assaltante.
2 - Nos
semáforos, sempre que
possível, pare com a
primeira marcha engatada e fique
alerta à aproximação
de estranhos.
3 - Se
estacionar na rua, procure locais
iluminados e movimentados.
4 - Não
deixe objetos expostos no veículo,
procure sempre colocá-los
no porta-malas.
5 - Jamais
entregue as chaves a guardadores
ou lavadores, mesmo que o conheça
de vista. Muitas vezes, essas
pessoas tentam obter duplicata
da chave.
6 - Nunca
permaneça no interior
de um veículo estacionado
em via pública, seja
esperando alguém, namorando
ou conversando.
7 - Enquanto
dirige, evite usar jóias
e relógios que chamem
a atenção. Guarde-os
num compartimento fechado enquanto
estiver no veículo.
8 - Não
dê carona a estranhos
e não pare para dar ajuda
quando solicitado em lugares
desertos e em horas avançadas.
9 - Se
perceber que está sendo
seguido por outro veículo,
procure agir com naturalidade
e se dirigir a um local movimentado.
10 -
Se baterem em seu carro de forma
que pareça proposital
não pare. Procure um
policial e relate o ocorrido.
11 -
Não porte os documento
originais do veículo,
dê preferência a
cópias autenticadas.
12 -
Caso seu veículo apresente
algum defeito, desconfie de
estranhos que se ofereçam
para prestar auxílio.
GASOLINA
ADULTERADA: UM TESTE SIMPLES
Sabe esses copos de plástico
descartáveis de escritório,
que ficam ao lado do bebedouro?
Se você pôr um pouquinho
de gasolina nele e se ele desmanchar
em alguns segundos a gasolina
é boa, mas se ele demorar
a desmanchar (7 minutos) a gasolina
é adulterada. Fiz o teste
no posto que eu e meu irmão
sempre abastecemos lá
na Barra (BR ao lado do Marapendi)
e o copo foi embora em menos
de 30 segundos, a gasolina é
boa, embora muito cara.
O ideal
é fazer o teste em cima
ou perto dos ralos dos postos
e longe do fogo (é óbvio).
O copo
não esquenta, só
é corroído pela
gasolina, que dissolve o plástico
(quanto mais pura a gasolina
mais rápido se dissolve
o copo).
O conserto
do motor de um carro popular
que utilizou gasolina adulterada
por 4 meses, em média
gira em torno de 2 mil reais.
Logo o copinho não parece
lá tão má
idéia para aqueles que
abastecem freqüentemente
no mesmo posto. Eu conheço
uma pessoa que gastou 12 mil
numa Cherokee (só abastecia
no Mengão e no Esso ao
lado de Nova Ipanema).
Outro
indicador para gasolina adulterada
é o seguinte: se você
abastece o carro, faz o mesmo
percurso semanalmente e o consumo
dispara (como por exemplo, 40
litros, 450 km; 40 litros, 300
km), seu carro pode estar com
gasolina adulterada.
Um em
cada quatro postos deve estar
utilizando gasolina adulterada,
segundo dados da ANP, que tem
meia dúzia de fiscais
para fiscalizar mais de 100
distribuidoras em todo o país
e só Deus sabe quantos
postos. O teste que os postos
fazem só pegam adulterações
na quantidade de álcool
misturado (22% + 2%), ou seja,
NÃO MOSTRAM O ACRÉSCIMO
DE SOLVENTES.
CICLISTAS:
ALGUNS CUIDADOS
FIQUE
ATENTO aos outros veículos.
A porta de um automóvel
que esteja estacionado, se aberta
subitamente, pode causar um
grave acidente.
EVITE
SUBIR ou descer degraus. Além
de arriscado, pode danificar
os aros, os sistemas de freios
e de direção.
NÃO
PEDALE descalço. Use
sempre calçados apropriados.
À
NOITE, lembre-se que é
obrigatório o uso de
acessórios, tais como
refletores, faróis e
piscas, que o tornarão
visível aos motoristas.
DIRIJA
EM linha reta, evitando mudanças
bruscas.
SUA BICICLETA
é um veículo individual.
Evite dar carona, principalmente
no quadro, pois é bastante
arriscado.
AO FREAR,
utilize os 2 freios simultaneamente.
EVITE
PEDALAR em fila dupla. As regras
de trânsito estabelecem
que os ciclistas devem manter-se
à direita, junto ao meio-fio.
RESPEITE
os pedestres e não ande
em calçadas.
NÃO
USE walkman. É muito
importante estar ligado em todos
os ruídos que ocorrem
ao seu redor, como buzinas,
apitos e barulho de veículos.
VOCÊ
SABIA que a bicicleta surgiu
em 1790, na França? O
invento ficou conhecido por
celerífero e era feito
de madeira, com 2 rodas (na
frente e atrás). O primeiro
modelo era muito desconfortável.
O ciclista apoiava os pés
no chão e ia empurrando
o veículo para frente.
Hoje, a bicicleta é conhecida
em todo o mundo e é o
principal meio de transporte
em alguns países, como
é o caso da China.
DICAS
PARA A CASA
DICAS DE SEGURANÇA
NÃO
DIVULGUE suas viagens. Se durarem
mais de dois dias, peça
a alguém de sua confiança
para dar uma passada de vez
em quando para recolher a correspondência,
pôr exemplo. Se possível
telefone de tempos em tempos
para saber se tudo está
em ordem.
DESLIGUE
a campainha. Se algum ladrão
for testar a presença
de moradores, ficará
em dúvida.
TRANCAS
e fechaduras auxiliares dificultam
o trabalho dos ladrões.
NÃO
DEIXE luzes acesas. Durante
o dia, isso significa que não
há ninguém em
casa. Se a ausência for
prolongada, peça a um
vizinho que visite a casa para
demonstrar movimento, seja abrindo
janelas, colocando o carro na
garagem, regando vasos ou jardim.
SUSPENDA
a entrega dos jornais e revistas.
NUNCA
coloque cadeados do lado de
fora do portão. É
sinal certo de que o morador
está viajando.
NÃO
deixe dinheiro ou jóias
em casa, mesmo no cofre. Prefira
um cofre do banco. A simples
aparência de segurança
desestimula a ação
de assaltantes. Portanto, grades
e trancas são de extrema
importância para afastá-los
da sua moradia.
Dicas
de segurança pessoal
Evite carregar objetos de valor.
Não ande com grandes
quantias de dinheiro.
Não carregue todos os
seus cartões de crédito
se não houver necessidade.
Separe o dinheiro necessário
para o pagamento do transporte
coletivo, pois em paradas de
ônibus que a ação
de delinqüentes juvenis
e menores é mais intensa.
Separe dinheiro para pequenas
despesas, tais como alimentação,
cigarro, etc.
Não transite com muitos
pacotes, pois poderá
se distrair e ser alvo de um
roubo.
Não exponha a sua carteira,
ou conte dinheiro em locais
de grande fluxo de pessoas.
Não mostre jóias,
correntes, relógios,
medalhas, pulseiras, braceletes
e outros objetos que chamem
a atenção de marginais.
Transporte sua bolsa sempre
pela frente e junto do corpo.
Se perceber que está
sendo seguido, entre imediatamente
em algum estabelecimento comercial
e peça ajuda da Brigada
Militar.
Ande sempre pelo lado de dentro
da calçada.
Não ande a noite em locais
de pouco movimento.
NÃO DIVULGUE suas viagens.
Se durarem mais de dois dias,
peça a alguém
de sua confiança para
dar uma passada de vez em quando
para recolher a correspondência,
pôr exemplo. Se possível
telefone de tempos em tempos
para saber se tudo está
em ordem.
DESLIGUE
a campainha. Se algum ladrão
for testar a presença
de moradores, ficará
em dúvida.
TRANCAS
e fechaduras auxiliares dificultam
o trabalho dos ladrões.
NÃO
DEIXE luzes acesas. Durante
o dia, isso significa que não
há ninguém em
casa. Se a ausência for
prolongada, peça a um
vizinho que visite a casa para
demonstrar movimento, seja abrindo
janelas, colocando o carro na
garagem, regando vasos ou jardim.
SUSPENDA
a entrega dos jornais e revistas.
NUNCA
coloque cadeados do lado de
fora do portão. É
sinal certo de que o morador
está viajando.
NÃO
deixe dinheiro ou jóias
em casa, mesmo no cofre. Prefira
um cofre do banco.
A simples aparência de
segurança desestimula
a ação de assaltantes.
Portanto, grades e trancas são
de extrema importância
para afastá-los da sua
moradia.
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